Segundo Severino (2016, p. 235), a dissertação de mestrado deve atender aos requisitos da monografia científica. Aliás, o autor aponta que, tanto a tese de doutorado, quanto a dissertação de mestrado, são monografias científicas que tratam de assuntos delimitados, com raciocínio rigoroso, conforme diretrizes lógicas do conhecimento humano, com lugar para argumentação dedutiva, além do raciocínio indutivo baseado na observação e na experimentação.
O que diferencia a dissertação da tese se trata da originalidade que a última deve atender. (SEVERINO, 2016)
Rizzatto Nunes (2007, p. 239) trata da originalidade de que a tese de doutorado deve ter: "Original (...) é aquilo que vem de origem, que é inicial, primordial, primitivo, inédito, novo. O original tem caracteres peculiares, singulares".
O pesquisador deve, assim, procurar um assunto que não tenha sido explorado, com caráter de ineditismo, podendo ser rejeitada caso não atenda este requisito.
Finalmente, nos dois casos (mestrado e doutorado) recomenda-se que, antes da defesa, assista-se a algumas outras defesas. Isto vale tanto para mestrandos quanto para doutorandos.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário