Tema próximo a você
O tema a ser escolhido deve ser íntimo a você. Trabalhos desmotivados levam ao insucesso. Por se tratar de trabalho difícil, é preciso estar motivado com o tema, além de familiarizado.
Defina o tema e participe de eventos
Deve-se, assim, após a escolha do tema, frequentar eventos (Congressos, Conferências, Palestras, Seminários etc.) sobre o tema, além de realizar pesquisas e organizar uma biblioteca pessoal temática, para se apropriar melhor sobre o assunto. E poder defini-lo melhor. Os eventos poderão ser úteis tanto acadêmica quanto profissionalmente (networking).
Delimite o tema
Após escolher o tema e defini-lo, é preciso delimitá-lo. Para tanto, em uma monografia que trata de determinado assunto, devem-se destacar, por exemplo, aspectos econômicos e sociais. Ocorre que um deve prevalecer sobre o outro, sem contudo, que se deixe de falar sobre o outro. Assim, delimita-se, por exemplo, o tema com foco no aspecto econômico, sem que se deixe, no entanto, de falar do social.
Problematize o tema
Escolhido, definido e delimitado o tema, é preciso problematizá-lo. Para tanto, deve-se fazer uma pergunta que norteie a pesquisa.
Exemplo 1 - Como possibilitar o acesso à Saúde para a população brasileira com recursos limitados?
Exemplo 2 - Como escolher um candidato para cargo de chefia em uma empresa familiar?
Defina os objetivos
Na preparação do projeto de pesquisa, é preciso definir os seus objetivos.
Devem-se definir os objetivos gerais, bem como os específicos.
Os gerais tratam do contexto envolvido, bem como a onde se quer chegar com o estudo, de modo panorâmico.
Os específicos, por sua vez, tratam em detalhes dos destinos particulares a onde se quer chegar com a pesquisa.
Exemplos:
Objetivos gerais: a) Concretizar o direito à Saúde; b) Financiar a Saúde.
Objetivos específicos: a.1) políticas públicas sociais; a.2) acesso ao Judiciário; b.1) bancos públicos e privados; b.2) entidades fomentadoras de pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário