O plano de negócio consiste em uma modalidade de trabalho de consultoria. Tal trabalho busca examinar a viabilidade de uma ideia criativa e original empreendedora. Isto é, consiste em um documento que especifica as metas de um empreendimento e, a seguir, quais etapas precisam ser realizadas para que as metas sejam atingidas.
Reduz-se, assim, os riscos e busca-se segurança, certeza e estabilidade, para serem postos em prática no mercado.
Dentre os vários roteiros para construir um plano de negócio, destaco uma estrutura elementar, criada por mim:
1) Objetivos Gerais e Específicos;
2) Exame de mercado: do público-alvo, dos players e da concorrência;
3) Plano estratégico de marketing (físico e digital);
4) Plano tático e operacional;
5) Plano das finanças;
6) Confecção crítica e analítica de perspectivas;
7) Controle, monitoramento e ajustes estratégicos;
8) Análise periódica do plano de negócio; e
9) Referências.
Finalmente, considerando caso a caso, um plano de negócios abrangerá mais ou menos especificidades. Pode ser reduzido, como para a ideia inicial de um pequeno negócio, de uma microempresa ou de um empresário individual. Ou ainda, mais extenso, como para captação de recursos de uma média ou grande empresa.
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