sexta-feira, 10 de julho de 2020

Vida Docente Universitária

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No mundo universitário, a aprendizagem e a docência, somente "serão significativas se forem sustentadas por uma permanente atividade de construção do conhecimento". Igualmente, o aluno e o professor necessitam de pesquisa para bem remar um ensino eficaz.

Porém, igualmente, tal qual o caso do aprendiz, "não se trata de transformar o professor no pesquisador especializado, como se fosse membro de uma equipe de um instituto de pesquisa, mas de praticar a docência mediante uma postura investigativa".


"Tudo aquilo de que ele vai se utilizar para a condução do processo pedagógico deve derivar de uma contínua atividade de busca".

Tal premissa se origina de duas fusões. Antes, "quem lida com processos e produtos do conhecimento precisa ficar em permanente situação de estudo, pois o conhecimento é uma atividade histórica, que se encontra em contínuo dever, e o mínimo que se exige de um professor é que ele acompanhe o desenvolvimento do saber de sua área; mas além disso, impõe-se a postura investigativa porque o conhecimento é um processo de construção dos objetos, ou seja, todos os produtos do conhecimento são consequências de processos de produção destes, processo que precisa ser refeito, sem o que não ocorre apropriação, o que se reforça pelas exigências da situação pedagógica de aprendizagem".

Severino, adiante, também expõe:

"São dois os motivos pelos quais o professor precisa manter-se envolvido com a pesquisa: primeiro, para acompanhar o desenvolvimento histórico do conhecimento; segundo, porque o conhecimento só se realiza como construção de objetos".

Planejando o Ensino

Da mesma forma, Severino sintetiza:

"A programação da disciplina deve conter os seguintes elementos: justificativa, objetivos, conteúdos temáticos, metodologia de trabalho, avaliação, leituras complementares e cronograma".

Isto é, por exemplo:

1) Justificativa;
2) Objetivos;
3) Conteúdos Temáticos;
4) Metodologia de Trabalho;
5) Avaliação;
6) Leituras Complementares;
7) Cronograma.

Envolvendo o Aluno

No mundo acadêmico, não é aconselhável lecionar aulas apenas expositivas. É preciso também efetuar atividades práticas, por exemplo, seminários, exercícios práticos e pesquisas sobre determinado assunto do conteúdo programático.

Também a escrita de artigos e trabalhos acadêmicos, por exemplo Trabalho de Conclusão de Curso e Trabalho de Graduação Interdisciplinar, que favorecem a formação do aluno, envolvendo-o na pesquisa com o gosto para certo assunto de seu interesse.

Assim, relevante conciliar a teoria com a prática e, com isso, estimular o aluno nas atividades acadêmicas.

Avaliação do Aluno

"A avaliação adequadamente conduzida deve ser uma abordagem diagnóstica do desempenho do aluno, levantando aspectos positivos e negativos sempre com vistas à orientação das ações de estudo e aprendizagem".

Modalidades de Avaliação

1) trabalhos escritos; 2) exercícios de reflexão; 3) relatórios de leituras; 4) elaboração de resumos; 5) de resenhas; 6) relatórios de pesquisa; 7) seminários; 8) provas; 9) fichamentos.

Reflexão Breve sobre o Ensino

A revista Época, de 30 de outubro de 2016, traz como reportagem de capa: "O Mestre que Muda Vidas".

Com efeito, um bom professor influencia a vida de seus alunos.

Nesse sentido, "O maior estudo já feito confirma que um bom professor é o fator decisivo para o sucesso ou o fracasso dos cidadãos. Muitos países já perceberam isso. O Brasil, ainda não".

É preciso, assim, investir desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, passando por cursos técnicos e profissionalizantes.

Coréia e Japão, nos anos 1960, perceberam isso, investiam em educação do povo e, hoje, se encontram em avançado estágio de desenvolvimento.

Referência

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24a. edição. São Paulo: Cortez, 2016.






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