(TAKESHY; MENDES, Capítulo 5 - Monografia de Estudo de Caso, 2017, p. 61, adaptado)
Estudo Exploratório: Depois de formulados os problemas, buscam-se possíveis respostas. Para tanto...
-> levantamento bibliográfico sobre o tema;
-> leitura de bibliografia e seleção / anotação de conceitos aplicados ao assunto;
-> coleta de dados e informações complementares sobre o tema em entidades, instituições ou pessoas ligadas a elas.
"A realização de estudo exploratório permite ao pesquisador reunir elementos capazes de subsidiar a escolha do objeto e a definição do tema, além das justificativas teóricas do mesmo".
Elaboração do anteprojeto do trabalho
Elementos indispensáveis para o anteprojeto:
-> enunciar o assunto / tema;
-> delimitar o assunto a ser estudado;
-> justificar a escolha do tema;
-> definir os objetivos do trabalho;
-> relacionar a bibliografia disponível a ser usada.
(2007, p. 62)
Sugestão metodológica para a caracterização de uma empresa.
Subdivide-se em partes:
-> natureza do negócio;
-> porte e instalação, e se é pública ou privada;
-> principais mercados e clientes (tipos);
-> mercados (local regional, nacional ou internacional);
-> tipos (consumidores, empresas, governos etc.)
Formas especiais de relacionamento, como parcerias com clientes ou grupo de clientes.
-> perfil dos empregados / funcionários, incluindo quantidade, tipos, escolaridade, sindicalização etc.
-> principais processos, estabelecendo a dimensão horizontalizada em contraponto à dimensão verticalizada ou funcional (desenhar a estrutura da empresa em termos de organograma e em termos de modelo / macrofluxo dos processos sistêmicos).
(2017, p. 66 e 67)
"Se a entidade é uma unidade de uma organização de maior porte, deve ser descrito o relacionamento comercial com a matriz e informada a percentagem de pessoal em relação à mesma". (2017)
"Pode-se descrever, resumidamente, a relação entre os produtos da entidade sob estudo e os da matriz ou de outras unidades. Se a matriz ou outra unidade for responsável pela prestação de alguns serviços de apoio importantes, eles devem ser resumidamente descritos". (2017)
"Descrevem-se também todos os requisitos dos clientes importantes (entrega no prazo, baixos níveis de defeito, serviços pós-venda etc.), indicando as diferenças significativas para determinados grupos de clientes". (2017)
"O relacionamento com fornecedores também pode ser descrito em termos de: tipos e quantidade de fornecedores; tipos de distribuidores, revendedores e outros ramos de negócio; qualquer limitação ou forma especial de relacionamento que exista com alguns ou com todos os fornecedores". (2017)
"Os aspectos competitivos podem ser incluídos em termos de: situação no ramo perante a concorrência (poder relativo, ritmo de crescimento etc.); quantidade e tipos de concorrentes; indicadores de qualidade e de desempenho perante a concorrência, tais como aumento de produtividade, redução de custo e inovação quanto ao produto; mudanças que estão ocorrendo no ramo e que afetam o mercado". (2017)
Finalmente: "Outros aspectos ainda podem ser descritos, tais como: principais desafios, com a entrada em novos mercados ou segmentos; novas alianças empresariais; introdução de novas tecnologias; requisitos legais e regulamentares quanto à proteção ambiental; assuntos financeiros e mudanças estratégicas". (2017)
Referência
TACHIZAWA, Takeshy; MENDES, Gildásio. Como fazer uma monografia na prática. 12a edição. Rio de Janeiro: 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário