Um artigo científico deve ser publicado em revistas e periódicos especializados.
A estrutura do artigo é a mesma do trabalho científico, no geral.
A seguir, guia para sua elaboração:
1 - Objetivos;
2 - Fundamentação;
3 - Metodologia;
4 - Análise dos dados;
5 - Conclusões;
6 - Referências Bibliográficas.
Então, deve-se atentar para as normas técnicas específicas de cada revista (periódico).
(SEVERINO, 2016, p. 220)
Além disso, sugiro um modelo estrutural para o artigo científico:
1- Título
2 - Resumo / Abstract
3 - Perguntas - chave
4 - Introdução
5 - Desenvolvimento (itens, capítulos)
6 - Conclusão
7 - Referências Bibliográficas
Observação
No Resumo, devem estar contidos:
1) Contexto do Tema;
2) Objetivos;
3) Metodologia;
4) Fundamentação;
5) Síntese Conclusiva.
Temos, assim, que o artigo científico se trata de "um meio de diálogo acadêmico" (in: Queiroz & Feferbaum, Metodologia da Pesquisa em Direito, 2023, p.25), através do qual o pesquisador informa à comunidade acadêmica alguma descoberta ou conclusão relevante, por meio de um periódico científico.
Os autores (Queiroz & Feferbaum, 2023, p. 26), lecionam: "Artigos científicos apresentam argumentos, dados e conclusões de maneira mais compacta e objetiva e, por isso, não possuem extensão ou profundidade necessária para se tornar um livro autônomo".
A matéria específica de um artigo científico varia conforme a natureza da investigação que o pesquisador exerça. Em pesquisas mais doutrinárias, é preciso se voltar para a "literatura mais atual e relevante", para apresentar o tema ligado ao "estado da arte e da produção acadêmica" acerca do assunto. Por outro lado, os artigos com dados de investigações empíricas necessitam especificar cristalinamente os procedimentos usados para o levantamento de dados, como examinar as informações levantadas. Tudo isso, em breve espaço de poucas páginas (pouco mais que dez), motivo pelo qual os artigos científicos devem ser "claros, objetivos e concisos". Por fim, recomendamos observar as regras específicas do periódico científico no qual deseja publicar o seu trabalho. (Queiroz & Feferbaum, 2023, p. 26)
DICA (Queiroz & Feferbaum, 2023, p. 27):
"Muitas vezes, a expressão "artigo científico" é empregada de forma menos específica do que o definido aqui, para indicar apenas um trabalho de curta extensão, cujo conteúdo pode ser variável: a análise de uma obra, a definição de determinado conceito em um livro específico, ou até mesmo uma resenha crítica. Quando uma instituição ou um professor pedem que alunos escrevam artigos científicos, convém, portanto, certificar-se quanto ao exato produto esperado nesses casos".
Referência
QUEIROZ, Rafael Mafei Rabelo & FEFERBAUM, Marina (Coord.). Metodologia da Pesquisa em Direito. 3a. edição. São Paulo: Saraiva, 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário